Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: The Lizzie Bennet Diaries e os 200 anos de Orgulho e Preconceito

28 de janeiro de 2013

The Lizzie Bennet Diaries e os 200 anos de Orgulho e Preconceito





"It is a truth universally acknowledged, that a single man in possession of a good fortune, must be in want of a wife."
"É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de esposa."







 Hoje, 28 de janeiro, é comemorado o bicentenário do clássico da literatura mundial "Orgulho e Preconceito", da escritora inglesa Jane Austen. O livro conta a história de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy e seus erros de julgamento, impressões precipitadas e os conflitos inerentes a seus lugares opostos na sociedade inglesa da época. Além, é claro, de um pouco de romance. Mas a obra trás muito mais que uma história de amor. Não, não vou ousar escrever uma resenha sobre O&P, existem diversos estudos e teses sobre o assunto, e eu não saberia nem por onde começar.  

 O maior atrativo do livro são seus personagens. Para muitas, o Sr. Darcy foi a primeira paixão literária, o a princípio arrogante, presunçoso, e depois atencioso e agradável mocinho conquista todas que o conhecem. Já a Srta. Bennet, aquela que se recusa a ceder às pressões da sociedade da época, é uma mocinha forte e determinada, mas teimosa e nem sempre uma narradora confiável. 

  Mesmo quem nunca leu o livro já ouviu falar de sua história, de seus personagens, já deve ter visto uma ou outra referência por aí. É isso que faz um clássico. Nesse caso específico, a história publicada pela primeira vez há dois séculos se mantém viva até hoje, adorada e idolatrada por muitos, por ser contada e recontada inúmeras vezes, de inúmeras formas. As adaptações são diversas, filmes, séries, livros e personagens já se inspiraram na obra.

 A mais recente adaptação é a que eu mencionei no título do post, "The Lizzie Bennet Diaries", que é uma web série que mostra uma Lizzie moderna que conta sua história através de um vlog no youtube. É simplesmente sensacional, e me faz virar uma fangirl adolescente a cada episódio que eu vejo. Sério, eu sou completamente obcecada e já perdi a conta de quantas vezes vi cada um dos episódios (principalmente os que o Darcy aparece) e acho que todo mundo que gosta de O&P deveria assistir. Na verdade até quem não conhece a história original também deveria assistir, já que a história do vlog por si só é muito bem contada! Acho que Jane Austen iria se divertir com a imitação da Sra. Bennet que essa Lizzie dos dias de hoje faz nos vídeos. 

 Pra quem quiser acompanhar, vou deixar abaixo o primeiro episódio. A web série ainda está em andamento, já são mais de 80 episódios e eu recomendo muito cada um - com certeza toda segunda e quinta todos podem me ver surtando no twitter depois de um episódio novo. Os vídeos são em inglês, mas  vários deles já podem ser encontrados com legendas em português.


 A web série é criada e produzida por Hank Green e Bernie Su, e pode ser acompanhada, além do canal no youtube, pelo site http://lizziebennet.com onde há várias informações adicionais.



***