Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'Cidade dos Ossos - Cassandra Clare'

18 de maio de 2011

'Cidade dos Ossos - Cassandra Clare'







Cidade dos Ossos
(City of Bones)
Cassandra Clare









“Clary sacudiu a cabeça.
– Não pare por aí. Suponho que também existam vampiros, lobisomens e zumbis...
– É claro que existem – informou Jace – Mas você encontra mais zumbis no sul, onde ficam os padres
voudun.
– E as múmias? Elas ficam só pelo Egito?
– Não seja ridícula. Ninguém acredita em múmias.”




Clary é uma adolescente normal, tem um inseparável melhor amigo, Simon, uma mãe superprotetora, e Luke, um amigo de sua mãe que sempre lhe serviu de figura paterna. Tudo muda no dia em que vai com Simon à boate Pandemônio e presencia um assassinato. O que parece ser uma gangue de adolescentes tatuados e com armas exóticas ataca um garoto bem a sua frente. Mas o mais inacreditável é que Clary parece ser a única a vê-los. Então tudo fica ainda mais estranho. Ela descobre que os tais “adolescentes tatuados” são na verdade nephilins, que tem a missão de caçar demônios do Submundo e são chamados de Caçadores de Sombras. Eles também ficam intrigados que uma mundana como Clary pôde vê-los e um deles, Jace, pretende levá-la ao seu tutor, para que eles possam descobrir o porquê. Antes que tivessem a chance, porém, Clary recebe uma curiosa ligação de sua mãe e percebe que algo de muito perigoso está acontecendo com ela. Ao voltar para casa – mesmo após o apelo de sua mãe que não o fizesse – ela se depara com um bizarro demônio que destruiu sua casa, descobre que sua mãe foi levada, e o tal demônio ainda tenta matá-la.

A partir daí Clary descobre um mundo que ela sequer imaginava que existisse, bem embaixo de seus olhos mas que só agora ela começa a ver, com seres que ela supunha existirem apenas na imaginação das pessoas e se dá conta do quão pouco conhece sua mãe, seu passado, sua vida e inicia uma busca por ela, e por respostas. Nós, leitores, também vamos descobrindo os detalhes e acompanhamos Clary enquanto ela descobre sobre a Clave, o Ciclo, os Caçadores de Sombras, os Instrumentos Mortais, Valentim...

Cidade dos Ossos é o livro de estreia de Cassandra Clare e o que dá início à série dos Instrumentos Mortais. Alguns fãs de Harry Potter querem a cabeça da Senhorita Clare em uma bandeja, tudo por causa de uma polêmica envolvendo fanfics que ela escreveu sobre o bruxo. E o negócio é sério. Vi pessoas que se recusam a ler os livros da autora por causa da polêmica que ela causou. Bom, como eu sequer li os livros do Harry Potter quanto mais fanfics, me permiti deliciar com o mundo criado pela Cassandra sem remorsos.

Eu fiquei meio zonza com o começo da história. Era muita informação para assimilar, conhecer o Mundo das Sombras, os seres, as expressões. Apesar de as expressões em latim não serem de todo estranhas para mim, ainda tive que me adaptar um pouco. Entender a Clave, os Caçadores de Sombras, fulano que era "parabatai" do sicrano, os diversos tipos de demônios, feiticeiros, fadas, mas para ajudar também tem alguns velhos conhecidos, como vampiros e lobisomens. Em resumo, junta tudo o que os fãs de sobrenatural, como eu, mais gostam.

Engraçado como antes não tinha me interessado por essa série, apesar dos muitos elogios sobre ela. Só depois do lançamento no Brasil passei a me interessar e agora depois de ler o primeiro livro quero ler todos os outros o mais rápido possível. Vou tentar me controlar, mas já estou até vendo que vou acabar lendo os livros restantes em inglês. Sei que se os ver em alguma livraria não respondo por mim, rss. Li o livro e escrevi essa resenha há algum tempo, quando o segundo livro ainda não tinha sido lançado, mas, agora, ele já está disponível, e já está no topo da minha lista de desejados.

Gostei da protagonista, Clary, que está totalmente perdida, não tem muita certeza de quem pode ou não confiar, tem sua vida virada de ponta cabeça, muita informação com que lidar e ainda o medo de não conseguir encontrar sua mãe, mas mesmo assim não é das que se faz de vítima e se deixa abater. Ela é determinada e corajosa. Gostei bastante disso. Temos ainda vários personagens secundários muito interessantes, como os outros Caçadores de Sombras, Hodge, o tutor deles, Luke, o amigo de Jocelyn, além do Simon, o melhor amigo que tem uma queda por Clary.

Não há como falar de Cidade dos Ossos sem falar do Jace. Jace é bonito, esperto, corajoso, amigo dedicado, honesto (não pergunte nada a ele se não quiser saber a verdade), exímio Caçador de Sombras, irritante, metido e arrogante. A princípio estava começando a ficar irritada com aquele jeito dele de “eu sou bom, eu sou bonito e sei disso”. Já estava começando a me perguntar o que as pessoas viam nele que as fazia se derreter por esse Caçador de Sombras inconsequente e marrento. Mas então ele também me ganhou. Como não ficar com o coração apertado ao ler a história do falcão que Jace tinha quando criança? Sabe aquela vontade súbita de pôr um personagem no colo? Então. Já no começo do piquenique à meia-noite eu estava totalmente rendida. Com jeito arrogante e tudo.

Para quem estiver se perguntando, vou deixar um quote com uma amostrinha de quem é o Jace, e vocês me dizem se ele é ou não metido:



“ – Infelizmente, Dama dos Refugiados, meu único e verdadeiro amor permanece sendo eu mesmo.
Dorothea sorriu desdenhosamente ao ouvir isso.
– Pelo menos – ela disse –, você não precisa se preocupar com rejeição, Jace Wayland.
– Não necessariamente. Eu mesmo às vezes me dispenso, só para manter as coisas interessantes.”


Para fechar ainda temos um vilão cínico, de boa lábia, dissimulado e manipulador. Nada melhor. Pelo Anjo!, é um início de série totalmente arrebatador que deixa muitas perguntas a serem respondidas. E, como Clary, abrimos os olhos para um mundo totalmente novo que, apesar de perigoso, é sem dúvida fascinante.

Eu sou uma pessoa extremamente ansiosa e curiosa. Então fui ler as sinopses dos livros seguintes para já ter uma ideia do que vem por aí, e já descobri um dos grandes segredos da série, o que só me fez ficar ainda mais curiosa para ler os demais livros. Mas, claro, não vou contar isso aqui para não estragar a leitura de ninguém, pois eu sei que existem pessoas normais que aguentam esperar para saber... rs



Os Instrumentos Mortais #1: Cidade dos Ossos (City of Bones)
Os Instrumentos Mortais #2: Cidade das Cinzas (City of Ashes)
The Mortal Instruments #3: City of Glass
(ainda não lançado no Brasil)
The Mortal Instruments #4: City of Fallen Angels (ainda não lançado no Brasil)
The Mortal Instruments #5: City of Lost Souls (ainda não publicado)
The Mortal Instruments #6: City of Heavenly Fire (ainda não publicado)




***

4 comentários:

DANY disse...

Eu adoro essa serie. Li até o terceiro livro, e o segundo e terceiro conseguem serem ainda melhor que o primeiro. Estou louca para ler as próximos.

leitoracompulsiva disse...

Oi Cá,
Ultimamente tenho conseguido me controlar e, apesar de ter adorado o segundo livro da série, provavelmente vou aguardar o lançamento dos próximos livros em português mesmo! Eu sempre reclamo, mas a verdade é que tenho tanto livro esperando aqui na fila, que nem percebo muito o tempo passar!! hehehehe
Beijos
Camila - Leitora Compulsiva

Nathália Neves disse...

Adorei a resenha, Cacá!
Confesso que mesmo com todo o sucesso da série (lá fora e aqui) ainda não tinha me interessado muito por ela. Ando meio enjoada dos sobrenaturais! =P
Mas sua resenha me deixou curiosa... Acho que vou colocar na listinha de desejados! ;)
Ah, e as capas são lindas né?!
Beijinhos

Nanda disse...

Ei Cacá,

Eu amei este livro, li Cidade das Cinzas e gostei mais ainda. ^^

Eu sou muito fã de HP, mas nunca li fanfic sobre a série, não acho a trama da Cassandra parecida com HP, igual muitos falam..

bjoo