Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'O Menino do Pijama Listrado - John Boyne'

27 de outubro de 2010

'O Menino do Pijama Listrado - John Boyne'







O Menino do Pijama Listrado
(The Boy in the Striped Pyjamas)
John Boyne






Bruno é um garoto de 9 anos que vive em uma espaçosa casa em Berlim com seus pais e sua irmã. Como toda criança, tem uma visão limitada do que acontece à sua volta, não sabendo sequer qual o trabalho do seu pai, só que é algo muito importante e que envolve incríveis uniformes. Não sabe que seu país está em guerra, apenas que terá que deixar sua casa e seus melhores amigos da vida toda para morar em um lugar isolado, onde não tinham outros meninos com quem ele poderia brincar.

De sua antiga janela, se ficasse na ponta dos pés podia ver a cidade de Berlim, já de seu novo quarto, a visão que tinha era de uma enorme cerca e, atrás dela, centenas de pessoas, e todas elas usavam o mesmo pijama listrado. Decidido a explorar os arredores, Bruno chega bem perto da cerca e vê um menino, que também usava aquele mesmo pijama listrado, que tinha a mesma idade que ele e quem ele passou a considerar um grande amigo.

"Claro que isso aconteceu há muito tempo e nada parecido poderia acontecer de novo. Não na nossa época."

Com uma narrativa diferente e interessante, o livro trata de um dos períodos mais tristes da história mundial: o Nazismo e o Holocausto. Mas, diferente da maioria dos inúmeros livros que tratam desse tema, o faz pelo ponto de vista de um ingênuo menino.

Um menino que sequer sabia como pronunciar 'Führer' e 'Auschwitz', quanto mais era capaz de entender o que acontecia a sua volta, o que acontecia com o seu amigo (o do pijama listrado), ou o que acontecia com ele próprio.

Um menino de olhos inocentes, que não percebem a maldade que o rodeia, que não tem idéia do quanto o ser humano pode ser vil e cruel, o quanto pode degradar outros seres humanos iguais a ele somente por se sentirem superiores, apesar de ninguém o ser.

Um livro excelente, mas triste, muito mais por, apesar de ser ficção, ter como cenário um fato real e que jamais, JAMAIS deveria ocorrer novamente.


***

7 comentários:

Fernanda Assis disse...

Ei Caca,

Eu amei este livro, mas chorei tantooooo rs
O filme ainda não vi, mas quero ver ainda.

bjoo

Anônimo disse...

Mais um livro que está na minha wishlist. Eu só vi o filme e chorei horrores, imagino com o livro!

Beijão!
Gabi - A Bookaholic World

Lu disse...

ei Cacá, esse eu ainda não li.
Só ouvi elogios sobre eles, mas não curto livros tristes, sempre acabo chorando.
Quem sabe eu acabo lendo futuramente. =)beijos

Cacá SS disse...

Nanda,
Tb não vi o filme ainda, mas imagino q tudo aquilo em imagens deve impressionar ainda mais...


Gabi,
Então, ainda não vi o filme, mas tenho certeza q vc vai se emocionar com o livro!


Lu,
Não vou te enganar, é sim um livro triste, dos q te deixam morrendo de pena do protagonista. Mas é tão bom q vale a pena!

Niii disse...

Esse livro é inesquecível. Uma história emocionante mesmo, chorei tanto =/
É bom que escrevam sempre sobre esse período, para que, como você disse, nunca mais aconteça.
Bjsss
ps: fiquei louca para ler o novo livro do autor. "Palácio do inverno" *_*
Tem post novo lá no blog

bjs

Lis disse...

Eu assisti ao filme e já fiquei toda chorosa, fico me imaginando lendo esse livro... Nossa, eu ia me acabar de chorar!
Sério, é triste pensar que coisas desse tipo continuam acontecendo e, infelizmente, vão levar muito tempo para que as pessoas tomem consciência do mal que fazem as outras :S
Enfim, adorei seus comentários sobre o livro, ele já estava na minha wishlist há um tempinho xD
Também estou doida pra ler outros livros do mesmo autor, já percebi que o cara é bom HAHA

Cacá SS disse...

Ni,
Concordo com vc! Espero q escrevam muito sobre isso!! Tb quero ler o Palácio do Inverno e O menino do convés... qdo gosto de um autor quero ler tudo..rss
Pode deixar que vou dar uma olhada


Lis,
Nem me fala, a intolerância e a falta de respeito ainda existem, e levam a coisas tão horríveis qto as citadas no livro...
E o cara é mesmo bom!